Astronautas retornam à Terra após nove meses no espaço

Astronautas retornam à Terra após nove meses no espaço

Após passarem mais de nove meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas norte-americanos Suni Williams e Butch Wilmore retornaram com segurança à Terra nesta terça-feira (18). A dupla havia decolado em 5 de junho de 2024 na cápsula Starliner, da Boeing, para uma missão que, inicialmente, estava prevista para durar apenas oito dias.

No entanto, falhas técnicas detectadas na nave forçaram a NASA a adiar o retorno, estendendo a permanência da equipe na estação espacial por 285 dias. Durante esse período, Williams e Wilmore participaram de uma série de experimentos científicos e colaboraram em operações de manutenção essenciais para o funcionamento da ISS.

O retorno foi realizado por meio da cápsula Dragon, da SpaceX, que pousou no Oceano Atlântico, próximo à costa da Flórida, às 22h57, no horário local. Além da dupla, também retornaram os astronautas Nick Hague e Alexander Gorbunov, que estavam na estação desde setembro.

Apesar dos desafios enfrentados durante a missão, o pouso seguro representa um desfecho bem-sucedido para uma jornada marcada por resiliência, cooperação internacional e avanços tecnológicos.