Foguete da SpaceX explode durante teste no Texas

Empresa de Elon Musk enfrenta novo revés; explosão ocorreu na base Starbase, sem registro de feridos

Foguete da SpaceX explode durante teste no Texas

Um foguete Starship, da empresa SpaceX, explodiu na noite desta quarta-feira (18), durante um teste de rotina realizado na base Starbase, localizada no Estado do Texas, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu por volta das 23h no horário local (1h da madrugada de quinta-feira, 19, no horário de Brasília).

A SpaceX, que pertence ao bilionário Elon Musk, informou que ninguém ficou ferido na explosão. As causas do incidente ainda estão sendo investigadas.

Esse é o quarto lançamento mal sucedido da Starship apenas em 2025. Em janeiro, a empresa perdeu contato com a nave durante a fase de reentrada, levando à destruição do veículo e alterações em rotas de voos comerciais.

Já em março, o contato foi perdido cerca de 10 minutos após o lançamento, e os destroços foram vistos nos céus da região das Bahamas. Na ocasião, o governo dos EUA informou que 240 voos no país foram impactados pelo incidente.

No mês de maio, a SpaceX não conseguiu recuperar o propulsor nem a cápsula durante a descida, impedindo o lançamento de uma carga de simulados de satélites que faria parte de testes para futuras missões comerciais.

Apesar dos fracassos, a SpaceX segue empenhada no desenvolvimento do foguete Starship, que é considerado essencial para os planos de colonização de Marte e futuras missões da NASA.