Fifa reclassifica título mundial do Flamengo após conquista do Chelsea

Entidade máxima do futebol considera conquista dos Blues como pioneira

Fifa reclassifica título mundial do Flamengo após conquista do Chelsea

O Mundial de Clubes, de 2025, vencido pelo Chelsea e que contou com a participação de 32 equipes redefiniu a forma como a Fifa lidou com a competição ao longo da sua história. Após a conquista dos Blues, nos Estados Unidos, a entidade máxima chamou a equipe londrina de a primeira campeão do mundo e reclassificou as outras conquistas anteriores.

Com isso, clubes brasileiros como Santos, Flamengo, Grêmio, que venceram as competições que tinham o mesmo nome em formatos somente contra os campeões europeus, além de Corinthians, São Paulo e Internacional, que chegaram a vencer a competição no formato anterior, disputado por representantes de todos os continentes, agora tiveram suas conquistas chamadas de Intercontinentais.

O torneio conquistado pelo Chelsea, no último domingo, contou com a presença de vários participantes de todos os continentes do mundo. No Brasil, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, últimos quatro vencedores da Libertadores, marcaram presença na competição disputada nos Estados Unidos.

A próxima edição da competição deverá acontecer em 2029, até lá, o Chelsea seguirá como campeão mundial de Clubes. Porém, o torneio Intercontinental continuará a ser disputado anualmente. Atual campeão da Liga dos Campeões, o PSG está confirmado no torneio que também terá o atual campeão da Libertadores.