Oposição prioriza impeachment de Alexandre de Moraes no Senado, afirma Damares

Senadora afirma que decisões do ministro Alexandre de Moraes ferem direitos humanos e terão resposta da oposição no Congresso.

Oposição prioriza impeachment de Alexandre de Moraes no Senado, afirma Damares

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou, nesta segunda-feira (21/7), que o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será a principal pauta da oposição no Senado no segundo semestre.

A declaração foi feita durante coletiva de imprensa convocada pelo Partido Liberal (PL), na Câmara dos Deputados. Segundo Damares, as decisões do ministro violam direitos humanos e têm prejudicado a economia brasileira. “Foi por culpa dele que estamos sendo tarifados. Todas as decisões dele violaram direitos humanos”, disse.

Como exemplo, a senadora citou a prisão de duas idosas — de 71 e 74 anos — e o congelamento de salários de familiares de condenados. “É ou não é violação de direitos humanos? Crianças com menos de 10 anos estão sem alimentos”, afirmou.

Damares também destacou que as medidas do ministro têm gerado preocupação internacional. “O mundo inteiro está vendo uma violação jamais vista na história da República”, declarou.

A articulação política será liderada pelo PL, com apoio de Republicanos, Progressistas, União Brasil, Novo e PSB. A oposição pretende manter mobilizações durante o recesso parlamentar e organizar atos públicos em todo o país.