Parnarama perde a professora e ex vereadora Demildes Moura, aos 72 anos

Figura marcante na história educacional e política do município, Demildes foi a primeira mulher eleita vereadora de Parnarama e deixa um legado de dedicação à educação, à cultura e ao serviço público.

Parnarama perde a professora e ex vereadora Demildes Moura, aos 72 anos

Ex-vereadora e educadora Demildes de Brito Lima Moura faleceu na tarde desta quinta-feira (02), aos 72 anos. A informação do falecimento foi confirmada por familiares e causou profunda comoção em Parnarama.

Nascida em 13 de setembro de 1953, e filha é do senhor Francisco de Melo Lima, o popular “Marrocos”, histórico representante da política local, Demildes iniciou sua carreira docente em 1976, na Unidade Escolar de 2º Grau Moacyr Sipaúba da Rocha. Atuou também na Unidade Escolar Profa. Maria Adelice Martins (UIPMAM) e na Unidade Integrada Mestre Tibério, onde foi diretora por muitos anos.

Em 1982, fundou a Escolinha Professor Pardal, referência no ensino particular de Parnarama, demonstrando seu compromisso contínuo com a formação de crianças e jovens.

Além de sua dedicação à educação, Demildes foi idealizadora de importantes eventos culturais e sociais, como o tradicional Arraiá do “Pindura o Saco”, os Bailes de Carnaval e o Natal da Criança Pobre, sempre voltados à valorização da cultura local e à inclusão social.

Em 1982, tornou-se a primeira mulher eleita vereadora de Parnarama, exercendo mandato de 1983 a 1988, estendido posteriormente no chamado “mandato tampão”.

Reconhecida ainda em vida, Demildes recebeu títulos de Honra ao Mérito, como o concedido pelo 25° Batalhão de Caçadores do Piauí, além de ter acumulado mais de 1.300 horas em cursos e seminários voltados ao aprimoramento profissional e comunitário.

Casada com Damião Oliveira Moura, foi mãe de Lana, Deyla e Marrocus Moura, deixando um legado de dedicação à educação, à política e à cultura de Parnarama.

Com sua partida, a cidade perde uma figura emblemática, cuja história ficará marcada na memória coletiva do município.