PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A solicitação foi apresentada ao relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes

PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

Imagem: Rosinei Coutinho/STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite desta segunda-feira (14), pedido formal de condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, Bolsonaro liderou um grupo composto por figuras-chave do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência que elaboraram e executaram um plano progressivo e sistemático para atacar as instituições democráticas. O objetivo seria prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022 e comprometer o livre exercício dos demais poderes constitucionais, especialmente o Judiciário.

O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, e contém as alegações finais que detalham o que a PGR considera o “núcleo crucial” da trama golpista, conforme noticiado pela CNN Brasil.

Além da prisão de Bolsonaro, a PGR solicitou a prisão de todos os demais réus identificados como integrantes desse núcleo central.