Vasco goleia o Santos por 6 a 0 no Morumbis e Neymar sai aos prantos
Neymar chora após derrota do Santos

O Vasco conquistou uma vitória histórica e incontestável neste domingo (17), ao golear o Santos por 6 a 0, no estádio do Morumbis, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado marcou um divisor de águas para as duas equipes: os cariocas respiram fora do Z4, enquanto o Peixe mergulha em crise.
Com o triunfo, o Vasco chegou aos 19 pontos, deixou a zona de rebaixamento e assumiu a 15ª colocação. Já o Santos, que estacionou nos 21 pontos, caiu para o 16º lugar, apenas uma posição acima do grupo dos quatro últimos.
O primeiro tempo mostrou que o time de Fernando Diniz estava disposto a surpreender. Aos 17 minutos, o lateral Lucas Piton abriu o placar aproveitando vacilo da defesa alvinegra. O Santos até teve a chance de empatar em cobrança de pênalti, mas o VAR anulou o lance por impedimento na origem.
Daí em diante, o Vasco explorou bem os contra-ataques e controlou a etapa inicial, deixando claro que o adversário teria uma noite complicada.
Se o primeiro tempo foi de imposição vascaína, o segundo foi de massacre. Logo no início, David marcou um golaço de primeira e, em seguida, Philippe Coutinho ampliou com categoria.
O festival de gols não parou por aí: Rayan converteu pênalti, Coutinho balançou a rede novamente – desta vez com uma cavadinha memorável – e Tchê Tchê fechou a conta, repetindo a ousadia com mais uma cavadinha.
Sem reação em campo, o Santos foi alvo da revolta de seus próprios torcedores, que em sinal de protesto chegaram a virar de costas para o gramado. Neymar, principal estrela da equipe, teve atuação apagada, levou cartão amarelo e está suspenso do próximo jogo – justamente no dia do aniversário de seu filho, Davi Lucca.
Ficha técnica
Santos 0 x 6 Vasco
-
Local: Morumbis, São Paulo (SP)
-
Data: 17/08/2025 – 20ª rodada do Brasileirão
Gols:
-
Lucas Piton, 17’/1ºT (0-1)
-
David, 6’/2ºT (0-2)
-
Philippe Coutinho, 8’/2ºT (0-3)
-
Rayan, 14’/2ºT (0-4)
-
Philippe Coutinho, 16’/2ºT (0-5)
-
Tchê Tchê, 23’/2ºT (0-6)
Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Luan Peres, Luisão (Escobar) e Souza; Zé Rafael (Rollheiser), Gabriel Bontempo (Rincón) e Neymar; Guilherme, Barreal (Caballero) e Tiquinho Soares (Lucas Meirelles). Técnico: Cleber Xavier.
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura (Lucas Oliveira), Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair (Thiago Mendes), Tchê Tchê, Rayan (Puma Rodríguez), Coutinho e Nuno Moreira (GB); David (Léo Jacó). Técnico: Fernando Diniz.
Arbitragem: Ramon Abatti Abel (SC), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Thiaggo Americano Labes (SC). VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).
Cartões amarelos: Hugo Moura, Tchê Tchê (VAS); Luisão, Neymar (SAN).