Piauienses não precisam mais atualizar certidão para tirar a nova Carteira de Identidade
Certidões antigas já podem ser usadas para emitir a nova Carteira de Identidade no Piauí.
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), anunciou que os piauienses não precisarão mais apresentar certidões de nascimento ou casamento atualizadas para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A mudança passa a valer a partir de terça-feira (16) e tem como objetivo simplificar o processo e reduzir a burocracia para os cidadãos.
De acordo com a SSP-PI, qualquer certidão legível, sem rasuras e em bom estado de conservação poderá ser utilizada para a emissão da CIN, independentemente do prazo de emissão, seja ela de 10, 20 ou 30 anos. Anteriormente, era exigida a certidão com os 32 dígitos da matrícula das novas certidões, o que não será mais necessário.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou que a medida trará mais celeridade ao atendimento e reduzirá custos para a população. “A obrigatoriedade de atualizar a certidão de nascimento ou casamento em cartório era um dos principais obstáculos para a emissão da nova carteira”, afirmou.
O Piauí já lidera a emissão da CIN no país, com 40% da população já possuindo o documento. O governador Rafael Fonteles assinou um decreto tornando obrigatória a emissão da CIN para todos os servidores estaduais, reforçando a meta de universalizar o documento e alcançar 100% da população até 2026.
Essa mudança representa um avanço importante na modernização dos serviços públicos, permitindo que os cidadãos obtenham a nova carteira de identidade de forma mais rápida e prática, sem a necessidade de atualizar documentos antigos.





