O papa Francisco foi internado nesta sexta-feira (14) no hospital Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite, anunciou a Santa Sé. Ele permanecerá na unidade hospitalar para alguns exames e tratamento, após tentar seguir com sua agenda normalmente e piorar seu quadro clínico.
O pontífice argentino, de 88 anos, apresentou dificuldades para respirar nos últimos dias e delegou a seus assistentes a leitura de alguns discursos. O papa foi internado após as audiências matinais, informou o Vaticano.
Após ler algumas trechos de seu pronunciamento na quarta-feira (12), Francisco pediu que Dom Pierluigi Giroli, membro da Secretaria de Estado, terminasse o discurso. “Deixe-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não posso com minha bronquite. Espero que, da próxima vez, eu possa”, disse o pontífice.
No último domingo, o papa também teve que interromper a Missa do Jubileu das Forças Armadas, na Praça de São Pedro, devido às complicações respiratórias, tendo que pedir que um membro da Secretária do Estado continuasse.
A saúde do Bispo de Roma tem sido motivo de grande preocupação no Vaticano, com vários episódios de fadiga respiratória. Suas últimas aparições demonstram o pontífice tossindo, com um certo desconforto, e colocando a mão sobre sua cabeça.