Deputada Carla Zambelli é presa na Itália
Deputada havia fugido do Brasil após condenação pelo STF a 10 anos de prisão; parlamentar diz ser “exilada política” e tentará evitar deportação

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após se apresentar voluntariamente à Justiça italiana, informou o Ministério da Justiça do Brasil. A bolsonarista havia deixado o país após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão.
A informação foi confirmada pelo parlamentar italiano Angelo Bonelli, que afirmou ter informado a polícia sobre o paradeiro da deputada brasileira.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, declarou Bonelli.
Tentativa de barrar extradição
A defesa de Zambelli afirmou, por meio de nota, que a parlamentar optou por se entregar espontaneamente e que irá solicitar a não deportação ao Brasil, alegando que sofre perseguição política.
Em vídeos divulgados recentemente nas redes sociais, Zambelli se autodeclarou como uma “exilada política”, acusando o Supremo Tribunal Federal de agir de forma parcial e de persegui-la por suas posições ideológicas.
Condenação
Zambelli foi condenada pelo STF por crimes relacionados a atos antidemocráticos, porte ilegal de arma e incitação ao crime, em meio às investigações sobre os acontecimentos de janeiro de 2023 em Brasília. A pena foi fixada em 10 anos de reclusão em regime fechado.
Agora, a Justiça italiana analisará o pedido de extradição solicitado pelo Brasil. O processo pode levar semanas ou até meses, dependendo da tramitação no sistema judiciário do país europeu.