Terremoto de magnitude 8,8 atinge costa da Rússia e gera alertas de tsunami no Japão e EUA

Autoridades internacionais emitem alertas para possíveis ondas gigantes; população de áreas costeiras é orientada a evacuar imediatamente

Terremoto de magnitude 8,8 atinge costa da Rússia e gera alertas de tsunami no Japão e EUA

Um forte terremoto de magnitude 8,8 foi registrado nesta terça-feira (29) próximo à costa leste da Rússia, nas imediações de Petropavlovsk-Kamchatsky, gerando alertas de tsunami em diversos países do Pacífico, incluindo Japão, Estados Unidos, Filipinas e Indonésia.

O tremor ocorreu no fundo do mar, a cerca de 136 quilômetros da cidade russa, e foi sentido em amplas regiões do extremo oriente russo. De acordo com o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências, tremores secundários (réplicas) com magnitudes de até 7,5 podem ocorrer ao longo do próximo mês.


Alertas e evacuações

As autoridades norte-americanas emitiram alertas para regiões do Alasca, Havaí e costa oeste dos EUA, enquanto o governo japonês ordenou a evacuação imediata de áreas costeiras com risco de ondas de até 3 metros de altura.

O secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshimasa Hayashi, pediu que a população se desloque para áreas elevadas sem esperar por instruções individuais:

“Retirem-se imediatamente das zonas costeiras. Um tsunami pode atingir em questão de minutos.”


Risco se estende a outras regiões


Nas Filipinas, a agência de monitoramento de desastres naturais previu ondas com menos de 1 metro, com chegada estimada entre 13h20 e 14h40 no horário local de quarta-feira. A Indonésia também emitiu alerta preventivo.

Na Rússia, autoridades classificaram o evento como o “terremoto mais forte em décadas” e colocaram em alerta máximo toda a região da península de Kamchatka.